O que são Precatórios?

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de autarquias, fundações, municípios, estados e a União, o pagamento de valores devidos após condenação judicial definitiva. As principais regras para pagamento de precatórios estão na Constituição Federal no artigo 100.

Funcionamento – Após a solicitação do juiz responsável pela condenação, precatório é expedido pelo presidente do tribunal onde o processo tramitou. Os precatórios podem ter:

  • natureza alimentar (decisões sobre salários, pensões, aposentadorias, indenizações por morte ou invalidez, benefícios previdenciários, créditos trabalhistas, entre outros.)
  • natureza comum (decisões sobre desapropriações, tributos, indenizações por dano moral, entre outros.)


Qualquer pessoa que tenha movido uma ação contra o poder público tem direito de receber um precatório, em qualquer esfera, desde que tenha ganhado a causa de forma definitiva, não havendo uma ação rescisória ou recurso pendente.

A Cessão de Crédito e uma operação completamente legal e a FATTOR atua dentro das premissas estabelecidas na legislação em vigor, inclusive de acordo com as resoluções 115/2010, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), e 168/2011, pelo CJF (Conselho da Justiça Federal).

Por que vender seu Precatório?

Devido à lentidão da justiça brasileira, o tempo transcorrido da abertura do processo de pedido do precatório, até sua condenação judicial com trânsito definitivo em julgado e inclusão no orçamento da fazendo pública, podem se passar décadas. Como agravante os precatório federal, estadual e municipal são pagos parcelados, estendendo ainda mais a espera pelos recursos.

Ao vender seu precatório você recebe a quantia devida à vista e pode usufruir de seu benefício integralmente, tendo os recursos para investimentos ou aplicações que desejar. Vender seu precatório é uma opção cômoda e prática para solucionar a longa espera para o recebimento integral de seus direitos.